Anúncios Adsense igual ao conteúdo? Cada vez menos

Com o negócio dos “cliques” em queda para quase todos nós, eis que surge uma “recomendação” do Google sobre o que é aceitável no que ao “blending” dos anúncios Adsense diz respeito. “Blending” é a prática de fazer com que os anúncios Adsense se pareçam o máximo com o conteúdo circundante do site. Até aqui isto era um dos “segredos” de se conseguir uma taxa de cliques mais elevada, e era normal ver “sidebars” e barras de navegação com anúncios Adsense tão bem integrados que mais pareciam conteúdo e links de navegação.

No post de há dias no blog do Adsense, o Google vem dizer que certas práticas, muito usadas até aqui, não são consideradas aceitáveis:

  • O Google não quer mais ver anúncios Adsense debaixo de títulos ou cabeçalhos, que possam dar a entender que os anúncios não são realmente anúncios. anuncios adsense Eu tenho que admitir que já fui “culpado” de práticas deste género, e que fizeram com que o respectivo site fosse banido do Adsense, mas isto já há muito tempo.
  • O Google quer que o conteúdo seja facilmente distinguivel dos anúncios, nem que para isso seja preciso usar cores diferentes. Ora, isto é exactamente o oposto daquilo que se vinha fazendo até aqui. O raciocínio do Google é que não queremos induzir os nosso visitantes em erro, ao clicarem num anúncio a pensar que é conteúdo do site. Não vou dizer que o Google não tem razão, mas quando o único objectivo de um determinado site é ganhar dinheiro com visitantes dos motores de busca, a principal precupação não é pensar se eles queriam mesmo clicar num determinado anúncio. anuncios adsense

Vejam bem as imagens com os exemplos daquilo que o Google já não vai considerar aceitável, e digam-me se estão ou não a usar este género de técnicas.

Com cada vez mais restrições do Google, e cada vez mais os visitantes “cegos” aos anúncios Adsense, parece-me claro que o modelo de negócio de fazer sites para ganhar dinheiro com os cliques Adsense está a chegar ao fim. Qual a vossa opinião?

Bem-vindo ao blog de como ganhar dinheiro na internet! Se é um visitante novo subscreva o feed RSS do blog. Obrigado pela visita!

publicidade
Gostaste deste post? Vota nele:

Adicionar artigo ao Rec6Adicionar artigo ao LinkkAdicionar artigo ao doMelhorAdicionar artigo ao Eu Curti

Inserir comentário
Adsense, Mini-sites

Mais posts de interesse:

15 Comentários

Comment de Jorge
2008-03-30 15:12:07

“Acabou-se a mama toda!” :) Toda não, mas vai ser mais difícil rentabilizar o AdSense.

Jorge: Vem ler o meu post mais recente… Federica Ridolfi

 
Comment de Celestino
2008-03-30 16:08:05

Ohhh, coitado de mim, tenho poucas visitas +/- 150 por dia e poucos cliques, se ja ganhava pouco agora muito menos :(
Celestino: Vem ler o meu post mais recente… OpenOffice 2.4 já está disponível!

 
Comment de Aragao
2008-03-30 16:18:08

para mim o google tah preocupado por haver sites e blogs em números crescentes implantando o sistema de adsense e quer lucrar mais em relação a isso ou banir alguns dos…

http://www.iuha.blogspot.com

 
Comment de Nokiado
2008-03-30 19:03:00

Mas em termos de programa de rentabilização de site por cliques…Até agora….muitos dos que uso não chegam a 10% do lucro do Adsense…

O AdSense ainda paga bem…..:D

Abraço!

Nokiado: Vem ler o meu post mais recente… iPhone Firmware 2.0 might Have YouTube Plugin for Safari

 
Comment de asturmas
2008-03-30 19:26:01

E isso de distinguir anúncios de conteúdo entra quando em vigor nos regulamentos?

asturmas: Vem ler o meu post mais recente… Find the best double glazed windows

 
Comment de Gustavo Cardial
2008-03-30 20:01:26

Efeito positivo para quem investe na rede de conteúdo do Adwords (melhor ROI), negativo pra quem ganha com o Adsense…

Mas sei lá, podemos tentar encarar as coisas da seguinte forma: tais mudanças, no looooongo prazo, podem vir a ser positivas para os usuários do AdSense - um melhor ROI no modelo (Adwords) atrai mais anunciantes, mais concorrência nos leilões de palavras, maior valor pra cada click… e por fim, mais retorno pra quem exibe o anúncio em seu site. Afinal, Adwords e AdSense estão interligados!

Sejamos otimistas :(

 
Comment de Artur
2008-03-30 20:13:36

Ola a todos,

Custódio, os anuncios não podem ter as mesmas cores dos links … ok percebi, mas abaixo do titulo do post ou em todo o site? Nas sidebars inclusivé?

Já agora, a partir de quando é que essas implementações vão passar a ser obrigatórias?

Abraços,

Artur: Vem ler o meu post mais recente… Quero ganhar dinheiro

Comment de Custodio
2008-04-03 14:45:30

Acho que o principal da questão é que os anúncios não se pareçam, ou confundam, com o conteúdo.

 
 
Comment de Rui Augusto
2008-03-30 21:46:46

Os exemplos aqui mostrados são de sites MFA onde se tenta enganar o utilizador e os conteudos são ZERO.

Para os MFA é que a vida está a ficar complicada…

Rui Augusto: Vem ler o meu post mais recente… TOP 10

Comment de Custodio
2008-04-03 14:47:59

Rui, não concordo que sejam sites MFA, pois esse nem sequer são permitidos, embora por vezes seja difícil destinguir um site MFA de um não MFA.

 
 
Comment de Sérgio Alex
2008-03-30 21:54:10

Mas que coisa… Tenho o adsense “blended” em todos os blogs.

Vou ter de mudar tudo. Depois da redução do espaço clicável nos anúncios que o google fez, agora isto. :(

Por outro lado, muita gente também usa os anúncios em cores diferentes do conteúdo.

E para quando será o prazo para ter isto feito?

Sérgio Alex: Vem ler o meu post mais recente… The Farthest Backgammon Dice Toss

 
2008-03-31 01:47:07

Penso que a publicidade contextual pode ser facilmente integrada num website ou blog sem que seja enganosa como esses exemplos que colocaste. Como disse e bem o Rui, isso são MFA e a título de exemplo não encaixam a 100%.

O tipo de publicidade que usas no inicio de cada post parece-me um exemplo de uma integração inteligente e bem efectuada. Pelo menos aos meus olhos.

Poderás ainda assim mudar a cor no caso de o Google embirrar contigo :P
Quer optimizar o seu website?: Vem ler o meu post mais recente… Videopost e o futuro dos blogs?

 
Comment de Marcos Elias
2008-03-31 02:14:55

Poxa… Mas concordo com o Google, pensando como um anuciante. Gostaria que ficasse claro que meu conteúdo não pertence ao site no qual “anunciei”. Ou seja.. Tem que destacar mesmo e não fazer de conta que faz parte do menu do site!

Marcos Elias: Vem ler o meu post mais recente… Full-on Groove/Morning - DJ Wyse Side

 
Comment de Jonix
2008-03-31 13:49:20

No fundo no fundo concordo com estas regras do google, e se lerem bem os TOS, esta prática dos titulos já existem há muito mas muito tempo. O google sempre disse que nunca podia estar associado aos anuncios titulos que levassem a pensar algo errado como por exemplo: “oportunidades do dia” e a seguir a isso anuncios do google. O google não diz que não podemos meter os anuncios debaixo do titulo do nosso post, isso é permitido, desde que não seja um titulo enganador. Quando á mistura de listagem de links, a culpa é apenas e só dos blackhatters e spammers que construíam milhares de paginas sem valor com essa prática. Concordo inteiramente com o google com estes alertas (de coisas que já existiam ANTES), e não é isso que vai baixar os rendimentos com os anúncios google.

Para mim continua a ser lucravél o adsense, é preciso é saber onde meter o adsense, pois o erro maior está sempre que as pessoas metem adsense em qualquer tipo de site, e depois as conversões gerais sofrem com isso.

Jonix: Vem ler o meu post mais recente… Gato Fedorento | Agressao a Professora

 
Comment de firstbloggerlady
2008-03-31 22:13:48

“…parece-me claro que o modelo de negócio de fazer sites para ganhar dinheiro com os cliques Adsense está a chegar ao fim”

Naaaah

Eu percebi a intenção. ;)

Beijinhos

firstbloggerlady: Vem ler o meu post mais recente… Ganhar Dinheiro: 3000 Euros nos seus bolsos sem riscos!

 
Nome (required)
E-mail (o e-mail fica privado)
URI
Your Comment (smaller size | larger size)
You may use <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> in your comment.