E se o Google não fizesse uma actualização do PageRank?

Há dois dias estava aqui a conversar no msn com um amigo quando ele me perguntou quando é que eu pensava que ia ser a actualização do PageRank.  A minha resposta foi:

Eu não sei…

Eu, conjuntamente com outros bloggers, demos conta de que se estava a processar uma actualização do PageRank  há mais de um mês.  Mas até ao momento ainda não houve, pelo menos não de forma que o “toolbar” consiga mostrar, e isto é sem dúvida o período de tempo mas longo sem uma actualização do PR.

O que muita gente não sabe é que o PageRank está constantemente a ser actualizado.  Portanto mesmo que o meu “toolbar” mostre que este site tem um PR de 0, a realidade é que em termos práticos não o é.  Provavelmente o PageRank deste blog é de 3, 4, ou se calhar até 5.  So a Google é que sabe e eles não estão a contar a ninguém.

Será possivel que o Google não faça um update “público” do PageRank?

É uma pergunta que nesta altura pode ser feita.  Não estou pronto para dizer que é esse o caso, mas já dá que pensar.  Se o número do PageRank deixasse de ser algo “público” então a industria da compra e da venda de links ia cair de forma substancial, e já todos sabemos o que pensa o Senhor Matt Cutts a este respeito.

Eu pessoalmente não concordo com a posição do Google em relação aos links pagos, afinal esta actividade já existe muito antes do Google.  Mas pelo que eu vejo, e pela maneira que a Text Link Ads funciona, parece que a venda de uma boa parte da compra e venda de links está interessada no PageRank, e apenas no PageRank.  O que não deixa de ser infeliz.

Eu já comprei links, tanto por intermédio da Text Link Ads, como directamente, mas foi sempre a pensar na visitas que poderia receber, e nunca pelo PageRank.  Inclusive, tento medir se o preço valeu a pena somente pela quantidade de visitas que recebi.  Se o link trouxer com ele algum “link juice”, como neste momento acontece, então isso é apenas mais um bónus, e não aquilo pelo qual tomo decisões.

Portanto se pensarmos bem, se o Google não actualizar de forma pública o PageRank então estariam a conseguir reduzir substancialmente algo com o qual sempre foram contra.  E ao mesmo tempo seria sempre menos uma coisa que as pessoas tentariam manipular.  É claro que o Google continuaria a usar o valor do PageRank de forma interna para influenciar o ranking no motor de pesquisa, mas apenas se limita a não divulgar este número para o público.  Aliás, não há nenhuma outra variável que o Google use para elaborar os resultados no motor de pesquisa que seja tão pública como o PageRank.

Pode-se argumentar que se o Google deixar de divulgar o número então vamos todos usar estimativas, mas nunca seria a mesma coisa.

O que é que acham?  Será mesmo possivel que o Google deixe de divulgar o PR?

Bem-vindo ao blog de como ganhar dinheiro na internet! Se é um visitante novo subscreva o feed RSS do blog. Obrigado pela visita!

Adicionar artigo ao Rec6Adicionar artigo ao LinkkAdicionar artigo ao doMelhor
Inserir comentário
Blogs, Google, SEO

Mais posts de interesse:

Compra um link!

EUR

Donations Cloud

12 Comentários

Comment de Mario Andrade
2007-09-24 12:35:03

Oh, e eu que ia usar este template no meu blog… paciência.

Sinceramente penso que o PageRank não é prioritário para a Google até porque existem formas de enganar o pagerank como os links comprados.

Dessa forma de que serve ter um sistema de avaliação de sites se o podemos manipular tão facilmente?

Acredito que não é o final do PageRank mas também acredito que este sofrerá algumas alterações no seu algoritmo.

 
Comment de João
2007-09-24 13:02:37

Olá!

Acho que fizeste uma excelente escolha de theme, pois na minha opinião, este theme está muito mais organizado do que o outro !

;)

 
Comment de Rui Augusto
2007-09-24 13:12:34

Sempre que se pensa em SEO, pensa-se então em manipular, porque quase todas as coisas que se podem fazer estão relacionadas com manipulação de resultados. Acredito que o pagerank é cada vez menos utilizado para os resultados do motor de busca, tenho até as minhas duvidas se é contabilizado ou não. Se o google acabar com isso, que o faça, há muita coisa que vai mudar na web mais uma vez.
O que eles querem é vender Adwords….

 
Comment de Pedro
2007-09-24 15:03:49

Acho que já houve um update, o teu blog não tinha informação de page Rank e agora tem 0 à coisa de um mês.
O mesmo aconteceu com sites meus novos que não tinham informação e agora tem 0.

O que é bem provavel é que os links tenham um peso inferior ao que tinham, o que faz com que os teus concursos não tenham dado o resultado que estavas à espera.

Por outro lado espero que demore mais um mês a aparecer outro para me deixar acabar o meu trabalho :)

 
Comment de asturmas
2007-09-24 17:53:23

Como ja te disse é possivel mas não acredito nixo..
Em relação ao theme qualquer um dos do raac fica melhor que este..

 
Comment de fisrtladyblogger
2007-09-24 18:37:35

Oi Custódio

Em primeiro lugar julgo que o Google terá todo o interesse em divulgar qual o pagerank de qualquer site. É que não é só a industria dos links pagos que está em causa… Desconfio que até o próprio Adwords estaría em causa e isso não lhes interessa.

A importância do PR, em termos de classificação de sites nos resultados das pesquisas é muito baixo. Como se explicaria que um site com PR1 esteja à frente de um semelhante com PR5 (mesmo título, idade, keywords…)?

Pode ser mais um factor do algoritmo, mas tem pouco peso.

Quanto à transmissão de “link/PR juice”, acho que é apenas um mito criado na internet. Interessa ter-mos backlinks de sites com bom pagerank isso sim. Se este se propaga para o teu próprio site, já tenho algumas dúvidas.

Beijinhos

 
Comment de Custodio
2007-09-24 21:58:22

Mario,

Por mim podes usar na mesma! E o dono também não se importa :-)

 
Comment de Custodio
2007-09-24 21:59:31

Rui,
Concordo em relação ao comentário do Adwords

 
Comment de Custodio
2007-09-24 22:01:03

Pedro,
Não percebi a relação que fizeste com os concursos…

 
Comment de Custodio
2007-09-24 22:05:11

FirstLadyBlogger,

Não percebi a relação que estás a fazer com a Adwords… algo me está a escapar?

 
Comment de Julioverme
2007-09-25 01:09:29

A dois dias lancei o “Bolão Pagerank” ( http://julioverme.blogspot.com/2007/09/bolo-page-rank.html ), ja que a tão falada data de 21 de setembro não aconteceu e todo mundo anda tentando adivinhar.
Pelo que sei o pagerank é o coração do google, se a divulgação na toolbar acabar logo irão surgir programas e afins para calcular o maldito :-)

 
Comment de Roriz
2007-09-25 18:58:12

Imagino que a atualização vai acontecer a qualquer momento.

 
Nome (required)
E-mail (o e-mail fica privado)
URI
Your Comment (smaller size | larger size)
You may use <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> in your comment.