Ganhar dinheiro - A Google John Chow e nós

Muito se tem falado na blogosfera últimamente sobre o John Chow e os problemas que ele tem tido com a Google. John Chow é um dos mais conhecidos “bloggers” do momento, e para quem não está muito ao corrente o que acontece é que a Google anda a “castigar” John Chow. A situação chegou ao ridículo de se formos ao Google pesquisar por “John Chow” o blog dele não aparecer. Para contrastar com isto, se formos ao Google pesquisar por “Matt”, que é um nome infinitamente mais genérico que “Jonh Chow”, aparece-nos o blog do “lembe botas” oficial da Google, MattCutts.com, que por coincidência ou talvez não, é também funcionário da Google.

Tenho que admitir que nunca achei que o blog do John Chow mercesse estar no primeiro lugar na Google para os termos “make money online”, como esteve durante muito tempo. O facto que o John Chow ganha bastante dinheiro com o blog dele (ele tem outros negócios na internet também), não faz dele um especialista de ganhar dinheiro na internet. Aliás, ele é acima de tudo um “génio” do marketing. Mas chegarmos ao ponto de ele não ter o blog dele em primeiro lugar quando o nome dele é pesquisado é ridículo. Estamos a falar de um dos sites mais visitados an internet, com um PR de 6, e uns 6500 leitores via RSS, e atualizado 3 ou 4 vezes por dia. Felizmente para o John Chow, ele não está dependente da Google nem a nível de visitas, nem de rendimentos, sendo que apenas 6.2% dos seus rendimentos foram do Adsense no mês de Junho. Já o blog Rich Twin Poor Twin viu a sua conta do Adsense banida, e viu a Google ficar com os $200000 de rendimentos acumulados.

Numa escala de muito menor dimensão, o meu site Celebrity Net, também anda semana sim semana não nas boas graças da Google.ganhar dinheiro Das visitas que recebo, 82% vêm da Google, e apenas 2% da Yahoo e 1.5% da AOL. Mas reparem que nos dias 21 e 22 de Junho a Google não gostou de mim. Pior ainda foi nos dias 27 de Junho ao dia 10 de Julho em que a Google também não quis nada comigo. Agora, e sem fazer nada, voltei às boas graças do pessoal de Mountain View na California, e as visitas, e o rendimento voltou a disparar.

A moral destas estórias? Não podemos estar dependentes da Google, nem a nível de visitas, nem a nível de rendimentos. Eu tenho mini-sites que me dão um rendimento interessante sem receberem uma visita da Google que seja (CristianoRonaldo.name), mas a verdade é que, se em relação a quem nos manda visitas pouco ou nada podemos fazer, em relação aos nossos rendimentos as alternativas são muitas. Tenho aqui falado de algumas e iremos com certeza falar de mais, mas o “bottom line”, diversifiquem, diversifiquem, diversifiquem…

Bem-vindo ao blog de como ganhar dinheiro na internet! Se é um visitante novo subscreva o feed RSS do blog. Obrigado pela visita!

Adicionar artigo ao Rec6Adicionar artigo ao LinkkAdicionar artigo ao doMelhor
Inserir comentário
Adsense, SEO, Sem Tema, Uncategorized

Mais posts de interesse:

Compra um link!

Boa ideia … Mas como funciona?

EUR

18 Comentários

Comment de asturmas
2007-07-14 15:51:55

Mas se o John perdeu todas as visitas do google não o vai afectar?

 
Comment de Igor Pucci
2007-07-14 19:02:34

Olá,

O Google gosta de conteúdo, ou seja, se você tem conteúdo original e bom e utilizar algumas técnicas de SEO, com certeza as palavras chaves do site ficarão bem colocadas.

Mas oras, então o blog do John Chow não tem conteúdo original e de qualidade? Claro que tem, acontece que John Chow andou pisando na bola com o Google.

Explico. Ele tem feito inúmeros concursos distribuindo prêmios para quem fizer um review ( link ) para ele em seu blog com um termo específico, tais como “make online money” , “make money” entre outros.

Isso nada mais é que Google Bombing, ou seja, diversas pessoas likam uma mesma página (no caso o blog do John Chow) para que o termo do link fique na primeira página do Google.

Sendo assim quando o Google detecta atitudes como esta ele pune e nada mais justo a punição para manter a relevância da busca.

Abraços
Igor Pucci

 
Comment de fisrtladyblogger
2007-07-14 21:58:45

Oi Custódio

Apenas uma dúvida (”quase” que sei a resposta mas quero a tua confirmação), explica lá melhor esta afirmação se puderes:

“Eu tenho mini-sites que me dão um rendimento interessante sem receberem uma visita da Google “

É através dos programas de afiliados que o fazes, estou certa? Benditos cookies…

Obrigado desde já.

Beijinho

 
Comment de Jaime
2007-07-15 00:32:30

Custodio, concordo com você. Eu tenho diariamente acessado o blog do John e realmente a conclusão que chego é que ele é um gênio do marketing, pois ele não escreve somente de ganhar dinheiro, acho que a quantidade de post diários e como ele “conecta” as informações é realmente o seu maior talento.
Aproveito para perguntar: Gostaria de escrever um e-book de como ganhar dinheiro on-line para a comunidade de lingua portuguesa? O que acha?

Um forte abraco,
Jaime

 
Comment de Custodio
2007-07-15 16:59:55

Asturmas,
Se ele só recebia, digamos, 2% ou 3% das visitas por intremédio de pesquisas no Google não lhe faz grande diferença. E até digo mais, neste momento ele até está a ganhar com isto, pois muitos blogs estão a comentar isto e a “linkar” para ele

 
Comment de Custodio
2007-07-15 17:05:45

Igor,
Discordo um pouco, como tu disseste a Google tem que “manter a relevância da busca”. O facto que na busca para o nome dele, não aparece ele em primeiro mostra que a busca NÃO É relevante. A google se quiser que não o faça aparecer em primeiro lugar para “make money online”, mas aqui já é um problema da google e não do John Chow

 
Comment de Custodio
2007-07-15 17:07:27

FirstLadyBlogger,
Eu não quis dizer que não tenho lá adsense, e que não ganho dinheiro com adsense, mas apenas que não recebo visitas oriundas do motor de busca da Google.

 
Comment de Custodio
2007-07-15 17:16:49

Jaime,

Em relação ao e-book não sei o que te diga… nunca comprei nenhum e não tenho opinião formada.

 
Comment de asturmas
2007-07-15 17:37:22

Pois com tantos backlinks que ele tem nao é dificel
15598 backlinks é muita fruta.

Já vi que estas a usar o NetAffiliation, que achas?

 
Comment de fisrtladyblogger
2007-07-15 19:10:16

Ok obrigado pela resposta.

Quando falavas de não receber visitas do google, generalizei pensando que quererias dizer que não recebias visitas de motores de busca, o que estava a achar estranho.

Beijinho

 
Comment de Custodio
2007-07-16 21:36:47

Astrumas,
já estava escrito no NetAffiliation desde que comecei o blog, mas ainda não “estudei” o dossier. decidi foi meter ali aquele link

 
Comment de asturmas
2007-07-17 01:22:24

Como te tinha dado a sugestão
Eu ja tenho mais de 20 registos..

 
Comment de Pedro
2007-07-18 20:06:33

será que os Henry e Wilson não podem abrir outra conta no Google com outro nome e continuar com os anuncios?
Perdiam o dinheiro retido (uma fortuna, caramba) mas podiam continuar a ganhar.
È que os concorrentes do Google pagam uma miseria., às vezes nem 1 centimo por clique.

 
Comment de Custodio
2007-07-20 01:15:45

Pedro,
Eles até podem abrir outra conta, até por um amigo, mas NAQUELE site nunca mais metem Adsense. Lembra-te que o site também está banido.

 
2007-07-20 01:25:45

Eu acho que com o tráfego que têm, podem usar outros programas de publicidade. Pagam menos, mas acho que ficarão todos a ganhar. ;)

Quanto ao teu Celebrity Net receber poucas visitas do Google, tal não me admira nada. Eu conheço um blog “irmão” do meu, que dentro da rede é o que mais visitas únicas e páginas vistas gera e ele raras são as visitas que recebe do Google.

Basta-lhe dar sinal de vida todos os dias numa mão cheia de fora de internet (foruns em inglês) e os restantes, são os “clientes habituais”.

São dois tipos de tráfego completamente diferentes, e para evitar estar dependente do Google, há que diversificar, diversificar, diversificar, por muito trabalho que possa dar.

 
Comment de Custodio
2007-07-20 01:36:12

olá,
Em relação ao celebrity net, eu falei por causa das flutuações no numero de visitas. Mas está bom outra vez :-) Mas não tenho tempo para andar em foruns… etc

 
2007-07-20 01:47:04

São duas coisas diferentes, domain parking e monetização de mini-sites com sports handicapping.

No primeiro precisas mesmo de atinar com o Google (SEO e não só) e disseminar os eventuais artigos que cries nos Social Media Hubs para criar “multiple streams of web traffic”, enquanto que o segundo caso, tem mesmo de ganhar visibilidade onde o público está mais concentrado, para conquistar a sua quota de mercado.

Necessidades diferentes, mas objectivos comuns. ;) No fundo, é o aproveitar das oportunidades para ganhar dinheiro.

 
Comment de Custodio
2007-07-20 02:04:36

Dunadan,
Já “corrigi” o post. quero ver o “link love” que vou receber de ti. E devias ir ao internet em português dar a conhecer o teu blog. é uma aposta ganha :-)

 
Nome (required)
E-mail (o e-mail fica privado)
URI
Subscreve os comentários a este post por e-mail
Your Comment (smaller size | larger size)
You may use <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> in your comment.