google
yahoo
bing

É melhor registar o domínio de um país específico ou um .com?

No outro dia, numa conversa no messenger, encontrei-me a debater com alguém se seria melhor, para um site espanhol, registar um domínio .COM ou .ES.  Antes de tentarmos sequer responder a essa questão, vamos primeiro recapitular as principais opções de TLD (terminações para os domínios), e ver quais são as melhores opções e porquê.

Domínios .com

Estando disponível para registo, devemos sempre optar pela versão .com (commercial) de um domínio.  A versão ponto com é não só a mais valiosa em termos de valor comercial, como também a mais valiosa em termos de peso nos motores de busca.  Um site .com é tido como "internacional", e pode aparecer nos resultados de uma pesquisa em qualquer parte do mundo.

Dito isto, e em termos de motores de busca, há depois outros factores que infuenciam os resultados.  Essa é uma das razões que não aparecem os mesmos sites .com numa pesquisa a "money" no Google.com e no Google.co.uk.  Há apenas um resultado .com em comun nas duas pesquisas, e no Google.co.uk há 4 resultados de domínios .co.uk.  Lembrem-se disto porque vai ser importante na minha opinião para responder à pergunta que levantei no princípio dos post.

Domínios .net

Se a versão .com não estiver disponível devemos optar em seguida por um domínio .net (network).  Em termos de popularidade, os domínios .net são o quarto mais registado, logo a seguir aos .com, .cn (China) e os domínios .de (Alemanha).

Domínios .org

Os domínios .org (organization), eram inicialmente destinados a organizações, por isso o público de uma forma geral tem a percepção de pertencerem a sites sem fins lucrativos.  Qualquer pessoa pode no entanto registar com domínio .org, e estes devem ser a nossa terceira opção.

Domínios .info

Em termos de peso nos motores de busca, os domínios .info devem ser a nossa última opção de registo.   Eu diria mesmo que nunca devemos registar um domínio .info para um site de nicho quando o objectivo é obter uma boa indexação nos motores de busca.  Por serem os domínios cujo preço de registo é mais barato, são os domínios preferidos dos spammers.  Eu já não me lembro da última vez que vi um domínio .info na primeira página do Google para uma pesquisa genérica.  Os domínios .info têm no entanto a sua utilidade, eu por exemplo registo-os por norma para  usar em campanhas PPC e para depois descartar.

Um domínio .com ou um ccTLD

Chegamos então ao ponto em que vamos tentar responder à questão com que comecei este post: Se devemos registar um domínio .ES ou a sua versão .com, quando o nosso objectivo é tentar captar visitantes no mercado espanhol.

Quando fazemos uma pergunta deste tipo, estamos normalmente a falar de sites de nicho, onde o objectivo é conseguir um visitante muito específico.  Parece-me a mim, que um domínio .ES (ou de outro país qualquer) é muito mais específico que um domínio .com.  Se o nosso objectivo, ao registar o domínio, é conseguir obter visitantes para palavras chaves muito específicas, parece-me lógico que o domínio deva também ele ser o mais específico possível para nos ajudar a conseguir esses resultados.  Mesmo não sendo uma pesquisa muito específica, basta ver que a pesquisa para "money" no Google.co.uk devolve 40% dos resultados com sites do tipo .co.uk.

Num exemplo concreto de um site de nicho muito específico, como seja "Casas Rurales En Salamanca", parece-me óbvio que um domínio .ES torna o nicho ainda mais específico que um domínio .COM, o que acaba por ser o nosso objectivo.

Por serem também por norma mais caros de registar, e por terem normalmente requesitos mais apertados, os domínios de países (ccTLD) têm maior peso nos motores de busca dos respectivos países.  Se quisermos ser ainda mais rigorosos, convém adicionar, que mesmo a localização do servidor onde os sites estão alojados também tem alguma influência nos resultados.

Eu sempre tive bastante sucesso com os domínios .co.uk para o Reino Unido, e recentemente também boas indicações iniciais com os domínios .ES para Espanha.  Seja como for, nestas questões não há necessariamente respostas certas ou erradas, mas sim opiniões. Já sabem a minha e eu agora gostava de ver as vossas.

Adicionar artigo ao Rec6Adicionar artigo ao LinkkAdicionar artigo ao twitterAdicionar artigo ao doMelhor
Inserir comentário
Mais Comentados, Mini-sites, SEO

Mais posts de interesse:



Compra um link!

Boa ideia … Mas como funciona?

EUR

41 Comentários

Comment de Luis Ramos Subscribed to comments via email
2009-02-19 23:27:19

Excelente resumo e descrição!

Concordo plenamente com o que dizes!

Só uma dúvida, só em Portugal é que te poem restrições aos dominios PT? Cá precisas de ter uma empresa com esse nome ou marca registada. Nos outros países não é assim?

Abraço,

Comment de rick171br
2009-02-20 00:13:38

Aqui no Brasil, antes era também necessário ter uma empresa, mas agora bastar ter um CPF (Cadastro de Pessoa Física).

 
Comment de Custodio
2009-02-20 00:44:08

Depende dos países. Em PT agora nem sei como está isso. Houve um pré-registo à uns tempos, até reservei alguns, mas nunca recebi notícias.

Comment de Cagil Subscribed to comments via email
2009-02-20 01:56:47

Em PT tens k ter uma empresa ou uma marca com aquela designação, ou entao tens que “conhecer alguem” porque ate hoje ainda nao percebo como e que estao registados alguns dominios .PT tais como financas.pt. Uma das regras era, antes de maio de 2008, que não podias registar palavras genericas, tais como verao, cidade, bonito… etc, mas houve muitos nomes que foram registados e hoje sao PRICELESS!!! eu nao sei mas só pode ser um BOY que tem uns amigos na FCCN.
akele abraço.

(Comments wont nest below this level)
 
 
 
Comment de Thiago Korsakoff
2009-02-19 23:28:17

Concordo plenamente.
Tenho tentado registrar domínios de países, haja visto que os .com estão em vias de extinção! =|
De qualquer forma, obtenho resutlados muito melhores com nichos específicos + domínio de pais do que apenas o nicho + domínio qualquer.
Fora que até mesmo a divulgação fica mais fácil.

 
Comment de Fabio Santos
2009-02-19 23:44:21

Bons esclarecimentos acerca de domínios. Algumas informações passadas eu realmente desconhecia. Esclarecedor. ;)

 
Comment de Rivercastell
2009-02-20 00:03:58

Olá,

Cada vez mais é importante termos dominios com ccTLD, e se repararmos, cada vez mais o google apresenta estes sites nos lugares cimeiros.

A vantagem deste domínios é que é mais fácil posicionar o dominio para esse país. E principalmente quando este site está alojado no estrangeiro.

Relativamente ao .Info, não sei se concordo totalmente, acredito que tenham menos valor, mas aqui está um exemplo de um .info que aparece nos 10 primeiros resultados em França. http://tinyurl.com/c2wjet

Contudo temos sempre de ter em conta que o dominio não é tudo. Tem um peso relevante e que não deve ser esquecido, mas o google indexa sempre por um imenso conjunto de factores.

Comment de Custodio
2009-02-20 00:46:53

Bom exemplo, e raro.

Claro, no contexto global o domínio é apenas um dos factores, mas como o escolha do domínio vem antes do conteúdo e de tudo e resto, dai a minha abordagem.

 
 
Comment de Joliveira
2009-02-20 00:14:26

Procurando por trafego no google português também encontramos um info…

Comment de silas
2009-02-20 17:00:42

tiveste bem agora!! lol

Comment de Custodio
2009-02-21 00:34:18

Não percebi….

(Comments wont nest below this level)
Comment de Joliveira
2009-02-21 11:06:24

Procura “trafego” em google.pt :)

 
Comment de Custodio
2009-02-21 12:31:09

Isso eu precebi. O Rivercastell também deu um bom exemplo. Eu também não disse que não os há, apenas que não me lembrava da última vez que me apareceu um info.

O que eu não percebi foi o “tiveste bem agora!! lol” que veio a seguir.

 
 
 
 
Comment de Hapenas
2009-02-20 00:33:47

Não deixa de ser verdadade também para quando existe dúvida se um TLD .com é para espanha, o melhor é ir ao WebMaster Tools e escolher uma posição geografica.

Custódio se me permites
Aproveito também para fazer publicidade ao meu programa de afiliados.

podem consultar em http://anuncios-classificados.net

Abraços

 
Comment de Rivercastell
2009-02-20 00:38:31

Nao sei se ja sabem, mas já foi disponibilizado Adsense para dominios parqueados.

Basta ir à configuração adsense e configurar.

Cumprimentos

Comment de Custodio
2009-02-20 00:49:26

Também vi. Tenho que testar com um ou dois domínios. Tenho que tambem ver qual a politica em relação a typos e trademarks…

 
 
Comment de Jose Costa
2009-02-20 00:45:53

Concordo com tudo

Por aquilo que aprendi (nunca testei), para aparecer-mos na primeira pagina do Google num país especifico devemos ter ainda em atenção a hospedagem do site, que também deve ser nesse país, e os links devem vir de sites com extensão ccTLD. Não é obrigatório, mas tudo isto ajuda.

 
Comment de Braw
2009-02-20 01:33:00

Meu dominio .ES está sendo exibido na primeira pagina do google tanto para pesquisas globais como para pesquisas relativas a espanha.O servidor é dos EUA.

o engraçado é que eu nem tinha otimizado o site, nem tinha pagina alguma, só tinha posto no ar, com uma pagina de 5 linhas. hoje que resolvi fazer dele um “Spam” e pus varias pagias com poucas linhas, depois eu arrumo ele direitinho.

http://www.google.com.br/search?q=llantas+de+coches&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

http://www.google.es/search?hl=es&rlz=1T4SNYK_esES309ES309&q=llantas+de+coches&btnG=Buscar&meta=cr%3DcountryES

Comment de Jose Costa
2009-02-20 21:14:48

Ei Braw,

Como é que conseguiste fazer essa pesquisa no Google de Espanha? Queres partilhar? Pode ser uma coisa simples, mas eu não sei fazer uma pesquisa simulando que estou noutro país como tu fizeste.

Isso bastante útil para quem tem campanhas ppc em curso noutros paises e quer espiar a concorrência.

 
 
Comment de Cagil Subscribed to comments via email
2009-02-20 02:06:10

Segundo o que me parece, quando fazes pesquisas no país, por exemplo se procurares no google.pt ele vai mostrar-te principalmente os dominios .pt, mas se o teu site for .com e o servidor tiver um ip português, ele trata-lo tal e qual como trata o nome .pt. Eu digo isto porque tenho uma loja online que é .biz e quando procuras no google .pt conteudos relacionados , ela aparece na primeira página quase sempre, alias, muito mais bem posicionado que alguns dominios .pt que vendem os mesmos produtos. Isto acontece desde que a página está alojada em portugal.

akele abraço.

 
Comment de Andre Dias
2009-02-20 03:17:35

Informaçao util para um futuro proximo…

 
Comment de Jogos para Celular
2009-02-20 04:12:44

Aqui no Brasil os dominios .com.br tem um peso bem maior para alguns nichos. Até porque os brasileiros amam tudo o que é grátis e de qualidade na internet. Seja em português, ingles, russo, não importa, desde que seja gratis e bom. Nestes casos, lançar um site aqui com dominio .com.br é meio caminho andado visto que o google.com.br os indexa muito rapidamente.

Comment de Rick171br
2009-02-20 11:00:09

Falando nisso, Jogos para Celular, não sei se você sabe, mas a Registro.br tá com o processo de liberação de domínios aberto e tem alguns bons nomes.

http://registro.br/info/proclib-l.html

Comment de Jogos para Celular
2009-02-20 19:17:17

Valeu pelo toque Rick171br. Já dei uma olhada e separei alguns que vou pesquisar no terespondo se eles tem procura. Valeu mesmo.

(Comments wont nest below this level)
 
 
 
Comment de Duarte
2009-02-20 10:42:49

Mais um post com muita informaçao e de qualidade.
Fiquei esclarecido.

 
Comment de João Silas
2009-02-20 11:41:44

Tenho sempre azar com os .com :|

 
Comment de Artur
2009-02-20 13:28:38

Boas,

O melhor mesmo é registar os dois, o .com e o .es ou .pt, quando têm essa possibilidade, claro.

No entanto, concordo com o Custódio, o .com é sempre o primeiro que se deve resgistar, seguido do .net e depois então os outros …

Abraço

 
Comment de Vitor Gonçalves
2009-02-20 13:33:40

Muito bom a questão de usar somente .com ou o domínio do país específico, acredito que para o Google, a questão pode ser resolvida através do Webmaster Tools, mas e quanto a outros buscadores?
Pelo que tenho visto as informações do Webmaster Tools são usadas para este posicionamento. E também o idioma em que o site está criado.

 
2009-02-20 18:27:49

Ou o melhor nesse caso seria a pessoa procurar por uma ótima promoção e assinar o máximo que puder de dominios, .com,.net.go.uk tudo de uma vez,o pagamento é só uma vez por ano,compensa investir,depois é só cuidar do conteudo.

Outra ferramenta boa que mede as palavras chaves pesquisadas no google podw ser encontrados neste site,eu mesmo uso todo dia isso:

https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal

Abraços.

Comment de Joliveira
2009-02-20 23:59:05

Fica aqui outra ferramenta menos conhecida, mas mt boa e que pode ser usada com essa: http://www.spyfu.com/

Nesta página podemos ver o custo médio por clique de acordo com a keyword…

 
 
Comment de Pedro Ramos
2009-02-20 19:10:41

Informação muito útil e esclarecedora :) .

 
Comment de Miguel
2009-02-20 20:49:39

Como sempre a presentear os leitores com posts de qualidade.

Concordo plenamente com os pontos abordados, mas gostaria de apresentar uma pequena duvida.

Quanto aos dominios .us são-nos apresentadas algumas restrições, tais como o ser cidadão nos U.S.A. ou ter lá residencia ou empresa.
Podemos contornar as restrições?

Quando quis registar uns dominios .us , acabei por não o fazer, mas vejo cada vez mais dominios .us registados e não me parece que sejam todos de residentes dos U.S. ou assim.

Mesmo que registe o dominio, poderá a Namedrive levantar objecções?

Obrigado desde já aos possam comentar o comentário.

Comment de Custodio
2009-02-21 00:32:39

Poderá haver alguns registrars que queriam contornar esse requesitos.

 
 
Comment de Mario Andrade
2009-02-22 11:31:39

O Google pode determinar que um site .es é mais significativo para uma pesquisa em Espanha que um site .com

Por exemplo no google.es ou google.pt se procurar-mos por Fnac o primeiro resultado é o site fnac.es ou fnac.pt dependendo também das nossas opções de idioma, etc…

Portanto a minha conclusão se estamos a procura de trabalhar determinado mercado devemos apostar em domínios territoriais como .pt, .com.br, .es, etc…

 
Comment de Pedro Subscribed to comments via email
2009-02-23 14:41:16

Que acham de usar dominios .es (ou outros qualqueres que não .com) para Domain Parking ?

Comment de Custodio
2009-02-23 15:58:12

Alguns dos meus melhores domínios estacionados são de paises especificos (.de .ro e .at)

 
 
Comment de Daniel Bica
2009-02-24 01:00:45

Penso que o foco deva ser nas extensões mais populares: .Com, .Net. Mas arriscar em domínios regionais também é uma possibilidade. Exemplo: .BR, .PT, .UK ,etc. Domínios alternativos são vistos com desconfiança. Exemplo: .TK. .EU, etc.
Um abraço e sucesso aos colegas.

 
Comment de Pedro Subscribed to comments via email
2009-02-24 01:20:19

Estou a ver se amanha compro uns quantos espanhois que encontrei na keyword tools

Acham que os que têm alguns milhares de buscas mensais são lucrativos (Apenas Espanha)

 
2009-04-18 02:01:10

[...] É melhor registar o domínio de um país específico ou um .com? por Dinheiro Oportunidade [...]

 
Comment de baixaki
2009-06-11 15:28:56

Sou muito favorável aos dominios .com e logo após o .net, também utilizo alguns .org . O resto eu dispenso.

 
2009-10-07 01:16:37

[...] O artigo: É melhor registar o domínio de um país específico ou um .com? [...]

 

Sorry, the comment form is closed at this time.